![](https://static.wixstatic.com/media/42e912_a40c3000a4054f15ad5d84503fd0fcd6~mv2.jpg/v1/fill/w_720,h_480,al_c,q_80,enc_auto/42e912_a40c3000a4054f15ad5d84503fd0fcd6~mv2.jpg)
A primeira coisa que você precisa saber é que o Carnaval de Olinda já começa no mês de setembro. Costuma-se dizer que o tradicional bloco Pitombeira dos Quatro Cantos abre a temporada de prévias carnavalescas em Olinda. Assim, o(a) pernambucano(a) já entra no clima e vai se preparando para o carnaval.
Quem visita Olinda de setembro, até o carnaval, não deve estranhar se, de repente, descer um bloco, ou troça (pequenos blocos), por alguma das ladeiras, ou grupos de maracatu tocando pelas esquinas. Dá até pra se aventurar a tocar algum instrumento junto com o bloco.
Mas e se você vem de fora, exclusivamente para o carnaval?
1. Compra das passagens:
Esse é, talvez, o ponto mais estressante. Se você mora em locais que necessitam de avião para se deslocar até Pernambuco, comece sua peregrinação assim que possível. Um ano antes, se for o caso rsrs. Costumo deixar alertas em sites como o Decolar ou Skyscanner, com as datas que pretendo viajar.
Se você tem flexibilidade de datas, para dias antes, ou depois, OPA, você tem grandes chances de conseguir preços muito melhores do que as pessoas que compram as datas fechadas do carnaval.
Pode ser que você encontre uma promoção de ida, mas a volta esteja cara, ou vice-versa. Geralmente arrisco e compro a mais barata, deixando o outro trecho para depois. Se acompanhar os preços com antecedência, vai ter um parâmetro do que é caro e o que é barato.
2. Hospedagem:
Bom, a primeira coisa é começar a pensar na sua hospedagem o quanto antes. Isso se quiser pegar bons preços e boas oportunidades. Mas tem outros elementos para levar em consideração e vai da sua disponibilidade e conforto que deseja.
Existem algumas opções que vão da mais econômica a mais caras. Caso opte por ficar pelo sítio histórico (onde toda festa acontece e você tem a opção de tomar um banho a hora que quiser no calorzão de lá), você tem as seguintes opções em ordem de preço: 1 - Ficar em uma casa alugada com uma galeraaa. Tem gente que aluga casas com 20, 40 pessoas e dois banheiros (com sorte) e o preço vai variar muito. 2 - Ficar em hostels, pousadas, hotéis. Há várias opções mas elas vão afunilando já pela metade do ano anterior.
Se quiser algo bem mais em conta, tente ver alguns locais próximos mas que não sejam no sítio histórico. Para sair do sítio histórico não é assim tão fácil, mas também não é impossível. Só pesquisa bem os bairros. Tem alguns lugares que podem sim ser perigosos de chegar!!! A parte boa dessa escolha pode ser dormir tranquile e não ser acordade com uma orquestra de frevo de fundo já de manhã cedinho. Mas quem tá indo pra Olinda, tá pra isso né não?
3. Fantasias:
Esse é um ponto muito importante, em se tratando do Carnaval de Olinda rsrs. Não é obrigatório, mas é uma tradição e as pessoas costumam observar, interagir e se divertir com as fantasias.
Se não quer entrar no clima dos(as) fantasiados(as), capricha no colorido, nos adereços e, claro, no glitter. Pode até deixar para comprar lá, porque as pessoas costumam vender na rua.
4. O que levar na bagagem
Hora de preparar a bagagem, e aí?
Tenha em mente que você vai sentir calor, muito!! rs. Em alguns momentos até "estile" (vocabulário pernambuquês para "não tô aguentando"rs).
Nessa época ainda pode cair uma chuva, mas vai ser acompanhada daquele mormaço delicioso, misturado com suor. Delícia isso, hein? haha.
Resumo disso tudo:
leve roupas leves (embora hajam pessoas fantasiadas dos pés à cabeça. Não sei como conseguem! Paixão pelo carnaval, sem dúvida!). Shorts, saias, tops, biquínis/sungas, vestidinhos, camisetas, etc;
Nunca, eu disse, NUNCA, esqueça do protetor!!!
Chapinha e afins não sobrevivem. Você pode até chegar no glamour, mas logo logo o efeito cinderela termina. Sugiro adotar penteados como rabo de cavalo, tranças, ou usar adereços carnavalescos (meus preferidos);
O Carnaval de Olinda é um ambiente onde você vai sentir, em alguns momentos, um "calor humano" maior. hahaha. É aquele apertinho mesmo rsss. Infelizmente, nessas horas, algumas pessoas podem se aproveitar para cometer furtos. A dica é levar seus itens essenciais em uma doleira ou uma bolsa que tenha um zíper voltado para você.
Particularmente, tento não levar celular e documentos originais. Levo aqueles celulares antigos e pequenos que só tem SMS. Tenho um de vários carnavais rs;
Ah, não esqueça daqueles remedinhos básicos para qualquer necessidade. Lembre que irá provar uma comida diferente da habitual (não deixe de provar a macaxeira com carne de sol - item que xs pernambucanes se alimentam e garantem o carnaval vives), que estará num calor intenso e, para quem bebe, pode ter efeitos indesejados com o álcool;
Por fim, leve na bagagem e no interior, o cuidado e respeito com as pessoas. Tenha em mente que é um carnaval que leva em conta as diversidades, o respeito às mulheres e à cultura local. #nãoénão
Lembre que é um carnaval de rua e aproveite seus encantos e desencantos (ou desconfortos). E tenha uma prosa com os(as) pernambucanos(as). Aproveite as dicas e empolgação desse povo apaixonado pelo seu Carnaval.
Comments